sábado, 16 de maio de 2015

Crítica: Velozes e Furiosos 7

Falar de uma franquia que já está em sua sétima edição pode soar repetitivo. É meio que “tirar leite de pedra”, usando um velho jargão. O que dizer de um filme que tem como mote carros acelerados e ação non-stop, onde o roteiro poderia ser descrito numa página?

Mas, também não podemos ignorar um filme que ocupa a quarta maior bilheteria de todos os tempos, com mais de 1,4 bilhão de dólares arrecadados em todo o planeta. Alguma coisa Velozes e Furiosos 7 tem a dizer.

Obviamente, os fatores externos impulsionaram o resultado do filme. A trágica morte do ator Paul Walker, um dos protagonistas da trama, adiou o lançamento de Velozes 7 e criou a expectativa de como o filme se portaria diante do acontecido.

O filme mostra a trupe de amigos tentando levar uma vida normal, até que um assassino profissional (Jason Statham), busca vingança pela morte do irmão. Dominic Toreto (Vin Diesel) e seus parceiros agora lutam pela sobrevivência.

Claro que isso é só pretexto para o longa-metragem, que é conduzido pelo diretor James Wan (do filme de terror Invocação do Mal), abusar de cenas de grande impacto visual, onde os carros mega-ultra-power da franquia fazem de tudo, até “voam”!

Os personagens realizam proezas que extrapolam o absurdo e o longa tem sequências de encher a vista, daquelas que você balança a cabeça e diz “putz, que mentira da $#%&@! ”.

A questão é que a franquia conhece bem o seu público-alvo e coloca em cena tudo aquilo que esse público quer ver. Não temos grandes atuações, mas os atores sabem o que fazer. A ação não titubeia e o fator audiovisual é bastante intenso. É um filme que se enxerga essencialmente como entretenimento descerebrado, lucrativo, e que está pouco se lixando para o que a crítica tem a dizer.

Além do mais, a marca trabalha muito bem o fator “família”. Naquele pequeno grupo de amigos há lealdade, amizade e familiaridade. E isso meio que faz com que a gente torça pelos anti-heróis.

Claro que a morte de Paul Walker foi um verdadeiro baque para o elenco e, como não poderia deixar de ser, Velozes e Furiosos 7 encerra com uma bela homenagem ao ator. No final das contas, o filme é uma boa pedida para quem busca apenas diversão.

Comentário publicado na @revista_rn

Avaliação: 

Nenhum comentário: