quinta-feira, 8 de maio de 2014

The Vanishing / O Silêncio do Lago

Uma mesma história, dirigida pelo mesmo cineasta, mas com duas perspectivas diferentes.

The Vanishing (1988) é um filme franco-holandês que conta a história do desaparecimento de uma mulher e da obsessiva busca do seu namorado por informações do seu paradeiro.

Três anos depois do acontecido, o responsável pelo sequestro surge em cena e promete dizer o que realmente aconteceu com a condição de que o namorado passe pela mesma situação vivenciada pela garota.
O que fazer agora? É esse o dilema proposto pelo filme.

Dirigido por George Sluizer, esse suspense ganhou um remake norte-americano. O filme, que recebeu o título de O Silêncio do Lago (1993) é estrelado por Sandra Bullock, Kieffer Sutherland e Jeff Bridges.  A trama é a mesma, mas o desfecho é completamente diferente.

Enquanto a versão europeia tem a preocupação de contar uma história coerente, independente das consequências sofridas pelos seus personagens, o remake ianque aposta no lugar-comum das produções do gênero e no conformismo de buscar uma resolução mais assimilável pelo público.

Ou seja, uma prova inconteste da intervenção de produtores, mais preocupados em satisfazer os seus espectadores do que entregar uma obra reflexiva que, realmente, incomode e traga reflexões sobre a natureza do homem.

Nenhum comentário: