domingo, 23 de fevereiro de 2014

Crítica: O Quinto Poder

Quem é Julian Assange? O Quinto Poder (2013) tenta desvendar um pouco da  personalidade do enigmático fundador do Wikileaks, responsável pela publicação de informações confidenciais sobre governos ou empresas que causaram um verdadeiro frisson nos últimos anos.

Egocêntrico? Revolucionário? Essas são apenas algumas das questões colocadas pelo filme, dirigido pelo cineasta Bill Condon (de Deuses e Monstros e Dreamgirls).

O longa mostra o início do Wikileaks e, de forma gradativa, como as informações disponibilizadas pelo site repercutiram pelo mundo. O vazamento de documentos secretos da invasão do Afeganistão e da guerra do Iraque, além dos telegramas das embaixadas e do governo dos EUA são mostrados em O Quinto Poder.

Como o próprio filme diz, trata-se da nova forma como as notícias fluem no século 21 e da redefinição do direito do público à informação. A relação conturbada entre Julian (Benedict Cumberbatch) e Daniel Berg (Daniel Bruhl), até então, parceiros do Wikileaks também é apresentada. Inclusive, uma das inspirações do filme é o livro publicado por Daniel.

Assange  criticou o filme e reclamou da veracidade da história. O documentário Mediastan, produzido pelo próprio Wikileaks, foi lançado com a finalidade de contar a versão da própria organização sobre a sua história e está disponível para download. Sobre o filme em si, faltou ousadia e uma trama mais incendiária, que retratasse com densidade os acontecimentos citados.

Avaliação: ★1/2

Nenhum comentário: